Como a imprensa internacional avaliou a cassação de Cunha

Os jornais estrangeiros repercutiram a cassação de Eduardo Cunha nesta terça-feira, 13. Publicações de todo o mundo ressaltaram que esse foi mais um capítulo da tumultuada crise política e dos escândalos de corrupção que assolam o Brasil

Após quatro horas de sessão na Câmara, 450 deputados votaram para que Cunha fosse cassado ante 10 parlamentares contrários e 9 abstenções. Com a deposição do cargo, ele perdeu o foro privilegiado e, consequentemente, a prerrogativa de ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

New York Times

O New York Times afirmou que a votação foi “esmagadora” e reflete como a “classe política do país continua no meio de “colossais” escândalos de corrupção”.

O jornal disse ainda que Cunha enfrenta uma série de acusações de corrupção, “fazendo-o símbolo da generalizada corrupção e impunidade do sistema político brasileiro”. Também ressaltou que o ex-deputado era o “principal aliado” de Temer no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

BBC

O site da rede britânica BBC disse que a votação foi “crítica para a credibilidade do Congresso e todos os olhos vão se voltar para o que Cunha fará a partir de agora”.

A publicação citou as acusações de corrupção em que Cunha está envolvido e o definiu como o “arquiteto do impeachment” de Dilma.

Le Monde

O Le Monde, da França, afirmou que a Câmara “não teve misericórdia de um homem que se tornou insustentável” e que o ex-deputado já começou a sessão como um “cadáver político”. O jornal usou ainda uma frase dita pelo próprio Cunha para definir o que foi a votação: “quem assume o papel de juiz hoje deve saber que amanhã pode ser julgado”.

La Nación

Já o jornal argentino La Nación afirmou que “destituíram o ‘Frank Underwood brasileiro’”, em referência ao personagem da série House of Cards, que planeja uma tomada do poder para assumir a presidência dos EUA. A publicação disse que a votação é uma “nova página da crise política que golpeia o gigante sul-americano”.

Fonte: EXAME

Deixe um comentário

Nome *
Email *
Site